O que é networking pra você?

Ana Carolina Barreto
7 min readNov 5, 2019

Uma breve conversa sobre o tema, onde pergunto a pessoas de confiança o que pensam e te convido a fazer o mesmo.

Akira Tsukamoto

LinkedIn

Na sua visão, o que é networking?

Networking é estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com alguém, normalmente focada no profissional

Qual a importância pra você?

É muito importante! Conhecer pessoas em que você pode trabalhar junto e contruir algo impactante não tem preço, ainda mais quando de fato, o projeto é executado rs

Como você faz?

De forma ativa, sempre tento conhecer novas pessoas do meio. Estar sempre aberto à conhecer a história de outras pessoas proporciona muitos aprendizados e relacionamentos.

Tem alguma dica para ajudar quem está querendo melhorar?

Recomendo a leitura do livro “Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas”. Além disso, “criar a vontade” de conhecer pessoas é muito bom também! Depois que passa da fase do “medo” de iniciar uma conversa, tudo fica mais natural :)

Pyettra Ferreira

Linkedin | Medium

Na sua visão, o que é networking?

Trocar ideias com pessoas que têm interesses parecidos com o seu, e podem ou não compartilhar valores que você acredita. É o compartilhamento de inteligências que possibilita a construção de um conhecimento comum e conjunto.

Qual a importância pra você?

Desde sempre amo conversar com as pessoas e entender o mundo por visões diferentes da minha, perspectivas que não cabem na minha vivência. Estar em contato com o desconhecido é fundamental para desenvolver empatia e parir novas ideias nesse mundão.

Como você faz?

Networking é uma arte que você pratica até quando conversa com o/a motorista do Uber ou o/a caixa do supermercado. Além do habitual networking de eventos e ambientes de trabalho, gosto de buscar lugares inusitados e públicos diferentes: feiras, cinema, exposições de arte. As pessoas estão em todo lugar, basta se comunicar 😬

Tem alguma dica para ajudar quem está querendo melhorar?

Aproveite os momentos com as pessoas! Aproveite para conhecer de verdade seus amigos, seus familiares, colegas de trabalho…todos que fazem parte da sua rotina. Cada uma dessas pessoas tem algo a acrescentar no seu conhecimento de mundo (e fica mais fácil de conversar com pessoas estranhas depois)

Conrado Sandem

Instagram

Na sua visão, o que é networking?

Pra mim networking é uma forma de solucionar problemas sem necessariamente ter os recursos necessários; encontrando as pessoas que têm e estão dispostas a ajudar.

Qual a importância pra você?

A importância do networking é a de não precisar limitar suas idéias aos seus recursos pessoais, afinal você sempre pode encontrar alguém que acredita na sua idéia e queira te ajudar.

Como você faz?

Como minha vida pessoal, meus trabalhos e universidade estão “alinhados”, minha forma de fazer networking é compartilhar sempre meus desafios com quer que seja e tenha interesse, ao mesmo tempo que me disponho a absorver o que os outros tem a compartilhar, sempre me posicionando sobre o que acredito e sei, através de feedbacks e opiniões.

Tem alguma dica para ajudar quem está querendo melhorar?

A dica para um bom networking é não tenha vergonha de quem você é, nem do que sabe, nem do que não sabe. Compartilhe e deixe que as pessoas compartilhem também. Escute de verdade, absorva, reflita e seja sincero. O resto acontece.

Letícia Pulner

LinkedIn

Na sua visão, o que é networking?

Networking para mim é você criar uma rede de pessoas fiéis que podem contar com você e saber que você pode também contar com elas. Contar mesmo!

Qual a importância pra você?

O networking é importante demais para que as pessoas se sintam bem. Porque por mais que você seja muiiiito o máximo na sua área, se você tiver apoio e ajuda, você sempre pode ser melhor. Quando você é melhor, você se sente bem e faz um trabalho magnífico. Além disso, poder ser a ajuda de alguém ou ser ajudado, faz tooooda a diferença. O networking é a diferença entre algo magnífico e algo que somente deu certo.

Para mim o apoio é importante :)

Como você faz?

Eu não tenho um método assim, quando chego em um lugar novo, procuro não julgar nenhuma pessoa ou se eu for julgar, imaginar a melhor situação dessa pessoa que eu consigo na minha cabeça, isso faz eu me comunicar livremente, sem criar barreiras com ngm 🙂

Tem alguma dica para ajudar quem está querendo melhorar?

Tenho! A frase que mais me impulsionou nesse sentido é “se você não tem amigos, seja amigo, e os amigos virão” então eu penso que você ser do seu jeito e demonstrar às pessoas que pode ser um bom parceiro, elas mesmas se aproximam de você de acordo com a própria vontade delas 😉 o que faz a comunicação ser livre e fluida

Lary Tertuliano

Instagram

Na sua visão, o que é networking?

Networking por definição é conversar com as pessoas para obter informações, pra mim fazer amizade com pessoas que estão na mesma página que você e uma pode ajudar a outra a crescer profissionalmente e como pessoa :)

Qual a importância pra você?

Seres humanos são seres sociáveis, a gente precisa da troca com pessoas diversas pra aumentar nossas ilhas de pensamento, e por isso networking é importante pra nosso desenvolvimento na sociedade

Como você faz?

Meu jeito de me conectar com as pessoa é bem simples, só me aproximo de quem faz sentido pra minha vida, é um networking interessante onde posso ajudar a pessoa e vice versa, é diferente de networking por interesse só pra deixar claro :)

Tem alguma dica para ajudar quem está querendo melhorar?

Invista tempo nas pessoas do mesmo nível que você, seu colegas e amigos de turma, de curso, de trabalho… essas pessoas que estão a um Tweet de distância e QUE TEM TEMPO pra te responder de volta :)

As vezes a gente quer ser amiga da Anitta, só que é muito mais fácil ser amiga de alguém que faz dança com você e um dia essa pessoa pode se tornar a dançarina da Anitta rs.

E pra você, Ana?

Acho que o melhor jeito de explicar como eu encaro essa questão é através da maneira como esse texto foi construído. Logo que soube que precisaria escrever sobre networking pra faculdade já fui pensando nas pessoas que eu conheço que são boas com isso. Tá, mas o que é isso?

Bom, networking pra mim é cultivar relações significativas. Seja por necessidades de trabalho, suporte emocional e social ou até mesmo ter alguém pra pedir açucar emprestado. Essas cinco pérolas que escolhi consultar para esse texto são pessoas que tenho afinidade e respeito, e reconheço como pessoas com interesse de comunicação e conexão com os outros.

No fundo no fundo, fazer networking nada mais é do que ativamente buscar conhecer e trocar com as pessoas ao seu redor. Isso não quer dizer que todas terão assuntos interessantes para você e que você precisa desenvolver intimidade com qualquer uma, mas exercitar suas habilidades de se conectar é uma atividade útil para várias situações, não só na vida profissional.

Particularmente gosto de conhecer as pessoas a minha volta e saber da vida, sonhos e desejos, até pra entender como podemos ter trocas e conversas mais ricas, mas sei que em situações de trabalho nem todo mundo tem essa mesma abertura. Por isso geralmente me coloco como espelho, refletindo para as pessoas a postura que têm comigo. Se brincam, eu brinco também; se engajam em conversas sobre vida pessoal, invisto no assunto; se só se mostram confortáveis para falar de trabalho, mantenho assim. Essa é uma boa maneira de medir se você está sendo invasivo ou desagradável de alguma maneira, principalmente com contato físico e assuntos particulares.

Em geral, vejo networking sendo discutido como um conceito absoluto, algo que você deve obrigatoriamente fazer com toda e qualquer pessoa que pode um dia talvez quem sabe ser importante para a sua trajetória e carreira. E já encarei bastante assim. Atualmente tenho uma perspectiva diferente.

Percebi que esse acumular contatos por acumular não é uma tarefa que me agrega muito, esvazia-se a qualidade da conexão pela quantidade de contatos (que você nunca viu ou nem lembra quem são) no LinkedIn.

E aqui nem entro no mérito do fazer por interesse ou não, que eu sinceramente não vejo como algo errado, mas sim atentar ao fato de que é mais produtivo voltar para casa com 3 boas conversas do que 30 cartões de visita.

Acabo, portanto, lhe passando a pergunta:

Querida pessoa que me lê, o que é networking pra você?

Deixa sua opinião aí nos comentários ou me manda lá no twitter @thepurpleana :)

Até a próxima!

--

--

Ana Carolina Barreto

analista de dados, designer, programadora e problematizadora profissional.